Placas de Sinalização de Equipamento

Código: 1717

Placas de Sinalização de Equipamento

Produzido em adesivo ou PVC

Dimensões:
1x150x150mm
1x190x190mm
1x300x300mm

Pode parecer meio clichê, mas quem avisa é amigo. A sinalização é uma das formas utilizadas em ambientes industriais para atrair a atenção dos trabalhadores e tem maior impacto na prevenção de acidentes. Basicamente, servem para alertar sobre um possível perigo para a segurança do trabalhador. Por isso, entender a sinalização é muito importante!   A implantação de placas e sinalizações em ambientes industriais é  obrigação do empregador e está prevista em diversas normas regulamentadoras (NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33).Esses dispositivos são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) instalados e utilizados no ambiente de trabalho para proteger os trabalhadores dos  riscos coletivos existentes nos processos industriais.   A vantagem dos equipamentos de proteção coletiva é que a sua eficácia não depende da atitude do trabalhador, uma vez que as medidas de proteção coletiva são uma prioridade em todas as empresas.   Explicamos para que servem e como funcionam as etiquetas e rótulos na indústria. Leia agora!

Importância das Placas de Sinalização de Equipamento: 
A sinalização de segurança  pode ter três funções distintas:
- sinalização de orientação: facilita a circulação dos trabalhadores em ambientes industriais, indica a via de evacuação e o mapa de perigos. Por isso, traz informações importantes para situações de emergência.
- sinalização de segurança: alertar o trabalhador sobre situações perigosas, comportamentos inadequados no ambiente de trabalho, indicar os equipamentos de proteção necessários para evitar acidentes em determinada atividade.
- sinais de emergência: utilizados para orientar os colaboradores em situações de emergência. Indicam as ações a serem tomadas em caso de eventos não planejados que possam expor os equipamentos a acidentes.   Alguns exemplos de sinalização de segurança são  pictogramas com rotas de fuga, placas de identificação de extintores, placas de proibição de fumar e outros.

Placas de Sinalização de Equipamento:
As Placas de Sinalização de Equipamento são utilizadas para chamar a atenção dos funcionários para evitar  riscos no ambiente de trabalho, para informar sobre o uso seguro de  equipamentos e máquinas, etc.   Para chamar a atenção, devem ser colocados em posição de destaque, com identificação de cores e figuras geométricas e até bordas com listras de zebra. É importante  chamar a atenção e alertar sobre os perigos do meio ambiente. Assim, eles são responsáveis ​​pela movimentação dos trabalhadores na área de trabalho e possibilitam a tomada de decisões seguras.
Conheça alguns exemplos:
- Placas de Alerta: utilizadas para reforçar as normas e procedimentos de segurança  no ambiente de trabalho.Eles podem incluir texto, cores e símbolos gráficos para ajudar os trabalhadores a entender a mensagem.
- Sinais de alerta: destinam-se a alertar os trabalhadores para uma situação de perigo, informá-los sobre comportamentos ou procedimentos corretos, como isolar áreas e obrigatoriedade de utilização de determinados tipos de EPI. Eles podem conter texto, cores e símbolos gráficos.
- Sinal de Perigo - Usado para alertar sobre a possibilidade de ferimentos graves ou  morte.
- Sinalização Fotoluminescente: Visível no escuro para indicar vias de evacuação (ex: "saída de emergência"), botões de chamada de emergência ou  localização de equipamentos de combate a incêndio.

Placas de Sinalização de Equipamento
Determinados procedimentos são necessários para reduzir o risco de acidentes em determinadas atividades industriais. Na  manutenção de máquinas e sistemas, por exemplo, é essencial uma certa quantidade de precaução, por exemplo, anexar uma etiqueta de sinal.   Além de travar os equipamentos elétricos (com cadeados ou travas) para evitar o reinício durante o processo de manutenção, o operador deve sinalizar que a máquina está em manutenção. É aí que entram em ação as etiquetas sinalizadoras, que avisam sobre a vistoria da instalação e fornecem informações como a hora e a data do bloqueio, o motivo da manutenção, o nome do responsável e o alarme de bloqueio.

Sobre a loja

A Aços Positano Tubos, Válvulas e Conexões, surge no mercado para atender o crescente demanda por produtos de alta qualidade na condução de fluidos, como água, óleo, gás e vapor, destinados para a aplicação em indústrias e na construção civil.

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

ACOS POSITANO TUBOS E VALVULAS INDUSTRIAIS LTDA - CNPJ: 18.546.673/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2022