Válvula de Governo e Alarme

Código: 1169

Válvula de Alarme e Governo Corpo construído em ferro fundido Portinhola e eixo em aço inoxidável 304 Sede em bronze Vedações em NBR Conexões com flanges padrão ANSI B16.5 classe 150 Medida: 4” à 8″.

As informações aqui fornecidas são apenas para fins informativos, são apenas uma breve descrição e não esgotam o assunto da Autoridade e Válvulas de  Alarme (VGA).  1 Introdução  Os sprinklers ou sprinklers automáticos possuem uma ampla gama de modelos e são utilizados em diversos sistemas; De acordo com as definições do Prof. Telmo Brentano (2015. p. 554) e João Carlos W.Junior (2015, pp. 73, 74, 81 e 86) destacam os seguintes sistemas automáticos de proteção contra incêndio por sprinklers:   Wet Plumbing;  instalação a seco;  a ação anterior ou ação anterior;  do Dilúvio. As Válvulas de Controle e Alarme  são apenas para sistemas de instalação úmida, como veremos a seguir.   2 Sistema de Tubulação Úmida (Encanamento) e VGA  “O sistema de tubulação úmida é a instalação de sprinklers mais comum no mundo.Nesse tipo de sistema, a água é conectada diretamente  ao bico, que, quando aberto, aplica o líquido imediatamente” (Junior. 2015. p. 73).O professor Telmo Brentano acrescenta: “Contém água permanentemente pressurizada, […]. O sistema automático de aspersão de tubulação úmida é o mais simples e comum de todos os sistemas, […]. Tem uma limitação importante, que é  o congelamento da água em suas tubulações em temperaturas próximas a 0°C”. (2015. pág.554).   Dependendo das características do local onde será instalado o sistema de proteção contra incêndio, é necessário instalar o VGA. A norma de construção e instalação ABNT NBR10897:2014 no ponto 3.21.8 define a válvula de controle e alarme como um "conjunto composto por válvula de fechamento, válvula de retenção e sistema de alarme de vazão, manômetro, drenos e acessórios,  cada coluna de energia (riser) de um sistema de aspersão automático Instalado.“ (2014. p. 7)   3 Como funciona uma VGA?  Conforme  livro do pesquisador do IPTUSP Deives Jr. de Paula (2014.P. 45), o  VGA funciona da seguinte forma: "Quando um ou mais sprinklers automáticos (1) abrem, em caso de incêndio, a água é libertada pela sua abertura e a pressão na rede de distribuição diminui . . Consequentemente, a pressão da água empurra sob o fechamento VGA ( 2) devido a uma diferença de pressão que o move para cima, o sistema fornece água  e faz com que a  válvula auxiliar (3) abra, permitindo que a água entre no circuito de alarme, ativando e enchendo o atraso câmara  (4). Quando a câmara de retardo está cheia, a água flui, para acionar o motor de alarme (5) e/ou o interruptor de botão (6) que ativa uma campainha  de alarme elétrico O interruptor de botão (6) pode ser conectado a ativar o alarme com circuitos normalmente abertos ou normalmente fechados.Para evitar falsos alarmes devido a falsas flutuações de pressão  de  abastecimento de água, a câmara de atraso coleta pequenas quantidades de água que fluem através do circuito de alarme nesses casos.”

4 Informações Adicionais  Como parte de um sistema, os VGAs são conectados a outros dispositivos como B. válvulas de alívio, gongos, pressostatos e outros. As seguintes informações são relevantes: Válvulas de Alívio   - Todo  sistema de linha úmida deve ter uma válvula de alívio de pelo menos ½ polegada sobre ou após a válvula de controle, configurada para operar a 175 psi (12,1 bar) ou  10 psi (0,7 bar) acima da pressão máxima do sistema, o que for maior. Se houver um reservatório de ar para acomodar o excesso de pressão, a válvula de alívio não é necessária.[…] Este requisito é para evitar a sobrepressurização causada por flutuações de temperatura no sistema . Imagine o telhado de um galpão onde as temperaturas durante o dia se aproximam de 40°C e chegam a 15°C à noite. Em altas temperaturas, a água se expande, criando excesso de pressão. Com a válvula de alívio, estamos confiantes de que o sistema não excederá 175 psi (12,1 bar) (Junior, J.C.W.2015. pág. 73)   A citação acima está respaldada pela norma de projeto e instalação ABNT NBR10897:2014 nos requisitos 6.1.2.1 e 6.1.2.2.   Para instalações do Estado de São Paulo, há orientações nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros relacionadas ao VGA nos requisitos 5.10 a 5,12; Destacamos aqui apenas a orientação prevista no requisito 5.12:   O gongo hidráulico normalmente presente nas válvulas de controle e alarme pode ser substituído pelo alarme elétrico que está ligado ao sistema de alarme principal do edifício para avisar sobre a entrada de  água no sistema através do funcionamento de um único chuveiro. (CBMESP, 2018, p.2)   5 Quais são as principais características técnicas de uma VGA?Para especificar corretamente um, devem ser definidas as seguintes informações:   Diâmetros: 2½”, 3”, 4”, 6” e 8” (os diâmetros mais comuns)  Tipo de conexão de entrada e saída: Ranhura  / Flange  Pressão Máxima de Trabalho : 175psi / 250psi / 300psi  Certificação: UL e/ou FM  Equipamentos Opcionais: Gongo / Pressostato / Câmara de Retardo  NOTAS:   Em geral, cada modelo  VGA possui dimensões próprias. Isso deve ser levado em consideração caso o VGA danificado precise ser substituído;  É importante especificar tanto a conexão de entrada (upstream) quanto a conexão de saída (downstream) do VGA;  Confirme a necessidade de especificar a cor.  6 Conclusão  As informações aqui citadas são informativas, são apenas um breve panorama e não esgotam o assunto do governo e das válvulas de alarme (VGA). Além disso, é necessário consultar as normas vigentes, bem como as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBME) e demais orientações pertinentes.

Sobre a loja

A Aços Positano Tubos, Válvulas e Conexões, surge no mercado para atender o crescente demanda por produtos de alta qualidade na condução de fluidos, como água, óleo, gás e vapor, destinados para a aplicação em indústrias e na construção civil.

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

ACOS POSITANO TUBOS E VALVULAS INDUSTRIAIS LTDA - CNPJ: 18.546.673/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2022